Um Sistema de Aprendizado

1 fev
O sistema de tabula rasa se propõe a ser um sistema de aprendizado, o sistema é simples, e não é focado diretamente na resolução de conflitos, o foco esta sim no desenvolvimento dos personagens, os personagens terão duas características básicas, Instinto e Aprendizado, quanto maior o instinto, mais preparado o personagem esta para sobreviver a ações corriqueiras, se alimentar, correr, saltar, etc. Porém com o nível alto de instinto vem a alienação, um personagem com um instinto muito alto, não analisa tão bem o mundo a sua volta, sendo assim, tem mais dificuldade de aprender.
Por enquanto a ideia é que os personagens terão uma pilha de marcadores de foco, esses marcadores podem ser colocados no instinto, mantendo o personagem preparado para situações adversas, porém, estando no instinto eles não poderão ser usados para focar o personagem no aprendizado. No início do jogo um personagem deve decidir sua pilha inicial de instinto, mas isso pode mudar, com o tempo um personagem pode ficar mais curioso, passar a tentar entender melhor o mundo a sua volta.
O aprendizado será um tanto subjetivo, e dependerá de um bom acordo entre Mestre e jogador. Um jogador que passar por alguma experiência que julga interessante pode colocar um marcador de foco naquela experiência, no próximo ponto de reflexão ele deve explicar o que aprendeu com aquela experiência, e como ele aquilo pode lhe ajudar no futuro. Com a concordância do mestre, o personagem pode então aprender aquela experiência e listá-la em seus conhecimentos. O marcador então vai para uma pilha de recuperação, e só volta a ficar disponível no proximo ponto de reflexão.
Anúncios

Uma resposta to “Um Sistema de Aprendizado”

  1. Guilherme fevereiro 1, 2012 às 1:35 pm #

    Legal um sistema que se foca em aprendizado. Bem diferente. Eu só não entendi, em termos de regras mesmo, o que significa uma pilha de instinto ou aprendizado. Como é que ter 3 marcadores em instinto influenciará, na prática, quando um jogador disser que seu personagem vai comer? Ou se um personagem tem 1 em mecânica (sei lá!), o que isso quer dizer (em termos de sistema de regras mesmo) quando um personagem for tentar consertar uma máquina, por exemplo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: