3 perguntas

30 jun

Retomando o desenvolvimento do Tabula Rasa, resolvi tentar responder as 3 questões essenciais, aqui vão elas, ainda cruas, acho que posso desenvolver bem melhor, mas é um começo, o que acham?

 

 

Sobre o que é seu jogo?

 

Tabula rasa é um jogo sobre personagens que acordam e um local estranho e não sabem onde estão ou quem são, talvez sejam parte de um projeto de super soldados abandonado, talvez sejam criados por um feiticeiro maligno, ou foram conjurados como a única esperança de um reino em guerra.  O jogo trata sobre estes personagens, sobre descobrir seus propósitos, segui-los ou não e sobre aprendizagem.

 

Como seu jogo faz isso?

 

Primeiro deve ser definido o cenário que envolve os personagens e porque eles estão naquela situação, como foram criados, por quem e pra que. A partir da deve ser definido o que os personagens sabem, talvez sua mente passou por um programa de implantação de memórias que  os deu algum treinamento, ou eles tenham tido suas memórias removidas e lembram apenas de alguns detalhes, isso definirá o ponto de partida dos personagens, quanto eles sabem, quanto tem de aprender. O jogo então se torna uma busca por conhecimento, que pode estar em pequenas coisas, como conhecer o meio a sua volta (talvez esteja num planeta estranho) ou “pra que serve esse rabo que eu tenho”?

Cada jogador deve ter um pequeno diário, onde anota aquilo que considerou mais importante, o que define o que exatamente seu personagem esta aprendendo.

As aventuras se passam e os personagens devem equilibrar e definir niveis de foco entre 3 categorias: instinto, aprendizado e memórias. Isso definirá quão bem eles se dão em situações inesperadas, quanto estão propensos a aprender, e quão focados estão no que já conhecem.

Como seu jogo recompensa isso?

 

A recompensa maior é a evolução do personagem, porém não apenas na forma tradicional, de acumulo de níveis e poderes, mas sim na forma de conhecer seu passado, descobrir os mistérios em que está envolvido, e desenvolver seu personagem.

A diversão está também no desafio de interpretar a ignorância, e de acompanhar esta evolução e aprendizado, e de ao final, poder possuir seu livro de notas mostrando a evolução de seu personagem.

 

Anúncios

Uma resposta to “3 perguntas”

  1. Welton julho 5, 2012 às 12:42 am #

    Acho que as respostas dão uma boa ideia geral, mas sou suspeito pra falar porque já ouvi você explicando a ideia algumas vezes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: